16 maio 2007

Manifesto de Nelson F. Coelho

MANIFESTO PESSOAL DE N.F.C.

SOBRE

A INSTITUIÇÃO DO

TRÍPTICO AEMINÍACO

Todos os nascimentos devem ser comemorados com a plena consciência de relevarem para a continuidade da Humanidade. O nascimento do Tríptico Aeminíaco não poderá ser excepção. E eu, como pai fundador e membro originário, não posso deixar de apresentar a minha satisfação e, simultaneamente, o meu desejo de comprometimento sério e dedicado a este Corpo académico.

Escuso-me de contar estultas histórias pré-natais – cinjo-me ao árduo trabalho de vaticinar todos os sucessos deste corpo. Sim, porque torná-lo-ei grande e importante!

Sempre me soube orientar por rígidos princípios, imutáveis, diria, na medida em que não se tornem absurdos no tempo a que eu pertenço. E assim pretendo educar e orientar este Corpo – ensinar-lhe os valores do respeito pelo compromisso assumido, inteligência e previdência na mudança de posições, sempre com o fiel da balança a pender para o único lado onde a justiça se encontra, o meio termo, a mediania dourada.

Outrossim me identifico com a autoridade da razão e da sua busca infinita dentro de cada um de nós. Só assim posso afirmar que em caso algum aceitarei juízos e conceitos, verdades ou mentiras, dogmas ou futilidades – qualquer mínimo átomo que me seja veiculado por exteriores – sem os questionar, sem os olhar criticamente, sem ser senhor da minha opinião, não me sujeitando em caso algum à vassalagem da moda, ao embalamento por lugares-comuns. Só quem usa a razão tem razão, este será um dos meus lemas na condução do Corpo à sua finalidade de protagonista do livre exercício da cidadania académica!

Todavia, relembro que não sou o único pai deste Corpo, tendo ele uma tríade deles, cada um com um contributo especial e imprescindível na sua criação, no seu desenvolvimento e em cada fracção da sua acção, se é que não consideramos a sua acção como um todo lógico e coeso, insusceptível de qualquer fissão aniquiladora dos vorazes críticos destrutivos… Mas cesse o palavreado preambular e passemos ao juramento, que no tribunal da sociedade apenas estas palavras serão tidas, nunca as intenções, por mais lídimas e bem-intencionadas que sejam.

Assim, eu, Nelson Fernando Coelho, discípulo da Insigne Universidade Conimbricense mas Senhor da minha doutrina, juro, por minha honra, respeitar e fazer respeitar o Estatuto do Corpo Académico que é o Tríptico Aeminíaco e contribuir com toda a minha devoção à insofismável procura da rectidão académica através dos meios legítimos e legitimados que a Academia me concede, sempre com o fim de tornar a Universidade, a Nação e o Mundo mais sérios, mais verdadeiros, mais justos.

Escrito em Aljubarrota a 24 de Dezembro de 2006.

NELSON FERNANDO COELHO

Sem comentários: